sexta-feira, 1 de fevereiro de 2013

CRISMA: SACRAMENTO DA MATURIDADE CRISTÃ


CRISMA: SACRAMENTO DA MATURIDADE CRISTÃ
 O Sacramento da Crisma: Força de Deus!“Recebei o Espírito Santo” (Jo 20,23) Mas afinal, você sabe o que é o Sacramento da Confirmação ou Crisma? Compreende sua importância?é a efusão do Espírito Santo através da unção do óleo, recebendo, assim, o Espírito Santo de Deus, renovando as promessas feitas pelos seus pais e padrinho no batismo. No sacramento da Crisma recebemos os dons do Espírito Santo: Sabedoria, Entendimento, Conselho, Fortaleza, Piedade, Ciência e Temor de Deus. Eles são dons que nos aproximam de nossa vocação: a Santidade.Durante a primeira vinda de Cristo sobre a Terra, Ele prometeu aos seus apóstolos o Paráclito (advogado, defensor). Jesus também promete o Espírito Santo para nós, e nos é concedido através do Sacramento da Confirmação. A Crisma também é chamado Sacramento da Confirmação, pois através dele confirmamos o nosso Batismo que recebemos na maioria das vezes quando criança.
Confirmar o Batismo é muito importante, pois quando criança não temos a consciência do Sacramento, mais sim os nossos parentes mais próximos que resolveram levá-lo até a pia batismal. Já na Crisma, não são os seus parentes que escolhem se queres ou não receber o Crisma, mas sim você mesmo.O YOUCAT – Catecismo Jovem da Igreja Católica, afirma que: Ser Confirmado – Crismado significa fazer um acordo com Deus. O confirmado diz: sim, eu creio em Ti, meu Deus, dá-me o Teu Espírito para que eu te pertença totalmente, nunca me separe de Ti e te testemunhe com o corpo e com a alma, durante toda a minha vida, em obras e palavras, em bons e maus dias! E Deus diz: sim, Eu também creio em ti, Meu filho, e te darei o Meu Espírito e até a mim mesmo, pertencer-te-ei totalmente, nunca me separarei de ti, nesta e na vida eterna, estarei no teu corpo e na tua alma, nas tuas obras e nas tuas palavras mesmo que me esqueças, estarei sempre aqui, em bons e maus dias.
 A Igreja quer nos ajudar a ter Jesus como centro da nossa vida. Para isso ela organizou o ano em torno da vida de Jesus.
Ano Litúrgico é o calendário de nossa Igreja, contém a data dos acontecimentos da História da Salvação, surgiu e se desenvolveu a partir da Paixão, Morte e Ressurreição de Jesus Cristo.
Por isso, o centro do Ano Litúrgico é JESUS CRISTO, no seu Mistério Pascal da Paixão, Morte e Ressurreição, celebrado pela Igreja, todos os dias na Eucaristia.
Esse Mistério Pascal é o coração do Ano Litúrgico.
O Ano Litúrgico é diferente do nosso calendário anual: começa no 1º Domingo do Advento e termina no Domingo da Festa do Cristo Rei (novembro).
O Ano Litúrgico se divide em dois grandes ciclos, duas grandes festas: CICLO DO NATAL e CICLO DA PÁSCOA. Entre esses dois ciclos está o TEMPO COMUM.
Em cada ciclo há 3 momentos: Preparação para a festa principal, Celebração festiva no dia da festa e Prolongamento da festa.
Para melhor expressarmos os diferentes momentos do Ano Litúrgico, usamos as cores. Elas estão presentes nas celebrações litúrgicas (Missas): no Altar e nas Vestes do Sacerdote, de acordo com o momento celebrado:
VERDE: Esperança. Usado no tempo comum, mantendo viva a esperança da igreja peregrina, que caminha rumo ao Reino de Deus;
ROXO: Penitência, espera. Usado na Quaresma e no Advento;
ROSA: Expectativa, alegria do Senhor que se aproxima. Usado no 3º domingo do Advento e no 4º Domingo da Quaresma;
BRANCO: Alegria, festa. Usado nos dias de Festas e Solenidades: Natal, Tempo do Natal, Quinta-feira Santa, Páscoa, Ascensão do Senhor, Santíssima Trindade e Cristo Rei. Pode ser substituída por amarelo, bege ou dourado;
VERMELHO: Sangue, fogo. Usado para celebrar o Martírio, a Morte dos Santos da igreja,
no Domingo de Ramos, Sexta feira da Paixão e na festa de Pentecostes.
 Vamos pintar o Ano Litúrgico com muita atenção, observando a cor de cada tempo.
Obs.: VERDE: Tempo Comum ROXO: Tempo da Quaresma e Tempo do Advento ROSA: 4º Domingo da Quaresma e 3º Domingo do Advento BRANCO: Tempo Pascal, Tempo do Natal, Ascensão do Senhor, Santíssima Trindade e Cristo Rei VERMELHO: Domingo de Ramos, Sexta feira da Paixão, Pentecostes e mártires 

Nenhum comentário:

Postar um comentário